Ferro de Berlim  

Posted by Moriel in , , , , , , , , ,

Confesso que nunca pensei que eu fosse postar imgens dessa pessoa no meu blog, mas enfim, princípios não devem atrapalhar o trabalho.


Um espécime curioso da joalheria do século 19, que deixa qualquer gótico de plantão babando de inveja.


As joias de ferro fundido começaram a ser confeccionadas por volta de 1806. Eram produzidas principalmente longas correntes. Mais tarde, começou-se a fazer colares de medalhões e outros objetos mais sofisticados.



A produção atingiu seu pico entre 1813 e 1815, quando a família real da Prússia pediu a todos os cidadãos contribuir com suas joias de ouro e de prata para custear a luta contra Napoleão. Ao doar objetos de valor, as pessoas recebiam em troca joias de ferro, principalmente broches e aneis, com inscrições como "Eu dei ouro por ferro" e "Pelo bem da nossa pátria".


Até então, joias de ferro eram usadas durante o luto (por causa da sua cor escura) e eram baratas demais para atrair os mais ricos, mas subitamente se tornaram símbolo do patriotismo e lealdade. E, além disso, as pessoas perceberam que estas joias eram bonitas, afinal. O ferro ficou popular de um dia para o outro.


Especialmente durante o período napoleônico, o estilo principal dessas joias era o Neo-clássico, incorporando réplicas de camafeus.



Mais tarde, se tornaram uma miniatura do revival Gótico, com inspirações nas catedrais medievais e em elementos da natureza, tais como folhas e borboletas.



Joias de ferro de Berlim têm uma aparência muito delicada, mas sempre parecem escuras e sombrias: eram cobertas de verniz negro para evitar a corrosão do ferro. Alguns exemplares eram decorados com ouro e prata.

This entry was posted at domingo, abril 29, 2012 and is filed under , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 comments

Anônimo  

Que sonho! lindos demais! Deve ser dificílimo encontrar peças assim pra vender *-*

30 de abril de 2012 às 04:36

Então, dizem as más línguas que na europa vende-se uma quantidade razoável de réplicas, mas eu ainda não consegui achar.

Pois é, muita raiva, na época era tralha barata, e a gente aqui se mordendo =(

30 de abril de 2012 às 09:49

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...