Mitsu Coudenhove-Kalergi  

Posted by Moriel in , , , ,

Mitsuko Aoyama, filha de um comerciante japonês, nasceu em 1874. Aos 17 anos, conheceu o Conde Heinrich von Coudenhove-Kalegri. A loja do pai de Mitsuko ficava perto da embaixada da Áustria, e o diplomata frequentemente vinha fazer compras ali. Um dia, seu cavalo escorregou no gelo, e a adorável filha do comerciante correu para ajudar o cliente...


Foi um caso de amor a primeira vista. Heinrich conseguiu convencer a família de Mitsuko a permitir que ela trabalhe na embaixada, e a pediu em casamento. Apesar de não ter nada contra a filha ser criada de uns estrageiros, o pai surtou ao saber do pedido de casamento.


O Japão somente começava a sua abertura à cultura ocidental, e uma união dessas era, definitivamente, revolucionária. Diziam as más línguas que o pai de Mitsuko consentiu com o casamento somente depois que o diplomata saldou as suas dívidas. Se casaram em março de 1892.


O casamento tinha suas vantagens. Assim, ela participou da várias recepções para esposas de diplomatas na corte imperial - onde ela não poderia nem sonhar em botar o pé, não sendo ela mesma de família proeminente.

Alguns anos mais tarde, o casal, já com dois filhos, voltou a Europa. Apesar do cosmopolitismo, orientalismo e todo o blá blá blá, a recepção na sociedade austríaca não foi das mais calorosas, e Mitsuko se dedicou mais aos estudos do que a vida social. Aprendeu francês e alemão, estudou matemática, geografia, história... Depois da morte do marido, em 1906, passou a tomar conta das propriedades da família, e da educação dos seus cinco filhos.


Morreu em 1941, jamais tendo retornado ao Japão.

Uma pequena homenagem a Mitsu... Perfume Mitsouko que, segundo se diz, foi inspirado pela sua história.

This entry was posted at terça-feira, outubro 16, 2012 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comments

Olá!
Indiquei seu blog para receber um selo.
Só ir em meu blog, pegar e ver a brincadeira.
Abração!nnidadi 21

6 de novembro de 2012 às 14:26

Ótima matéria, e bastante relevante para admiradores da cultura oriental, como eu.

19 de novembro de 2012 às 09:28

Saudades do blog, faz tempo que não atualiza ): Porém não sai dos meus favoritos!

15 de fevereiro de 2013 às 13:35

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...